top of page
4 Apanha da Cana _ banner facebook.jpg

FESTIVAL APANHA DA CANA

O Festival Apanha da Cana tem como principal objetivo dar a conhecer o roteiro da cana-de-açúcar e divulgar o património cultural e arquitectónico da freguesia do Porto da Cruz. Operacionalizado pela Associação Grupo Cultural Flores de Maio, este evento pretende associar o património imobiliário à vertente cultural, apresentando, anualmente, um programa de vários dias que contempla um conjunto de iniciativas no centro da vila, com diferentes intervenções artísticas e culturais. Para além desta vertente, serão programadas caminhadas com turistas, onde poderão apreciar as belas paisagens da freguesia e assistir, in loco, à apanha da cana-de-açúcar.

vozes em flor 2019.png

FESTIVAL VOZES EM FLOR

O Festival Infantil ‘Vozes em Flor’ é uma iniciativa que tem como principal a identificação de talentos infantis, ao nível do canto, pelas escolas do 1.º ciclo do ensino básico do município de Machico. Mais do que uma competição, e enquanto espetáculo aberto ao público, tem o propósito de proporcionar momentos de lazer e confraternização a toda a população, contribuindo para 'despontar' novos e promissores talentos na área do canto.

Este festival foi criado em 2007 e é organizado, anualmente, pela Associação Grupo Cultural Flores de Maio. Nos 12 concorrentes que atuam a solo, habitualmente, neste concurso, estão representadas todas as escolas do 1º ciclo do município de Machico, que são acompanhadas pelo Coro Infantil da AGCFM. Todo o trabalho envolvido neste espetáculo só é possível graças à colaboração dos professores de apoio às áreas artísticas de Machico que, nas suas escolas, preparam os alunos para o evento. 

machetices_2018_1.jpg

MACHETICES

O "MACHETICES" teve a sua origem na necessidade que o grupo Machetinho tem em mostrar e promover a prática dos cordofones madeirenses, algo que faz parte da história da instituição de que faz parte, a história da Associação Grupo Cultural Flores de Maio.

​

Este projeto apresenta sonoridades tradicionais que se espelham na beleza do espaço circundante, mostrando a interpretação de diferentes instrumentos musicais tais como o braguinha, o rajão, a viola de arame, a viola de seis e a viola baixo.

4-11-11 operate Levada de Amores, Porto

LEVADA D`AMORES

MUSICAL COMEMORATIVO

25.º ANIVERSÁRIO DA AGCFM

Um romance entre dois jovens de classes sociais distintas esbarra nas vivências e costumes da sociedade madeirense da primeira metade do século XX. Em torno dos personagens principais de Levada d' Amores - Manel e Maria - surgem personagens e figurantes como os borracheiros, 'vendeiros', homens da lavoura e antigas “moças” de solar, todos com guarda-roupa de época. 

 

O musical comemorativo dos 25 anos da Associação Cultural Flores de Maio teve estreia nos dias 4 e 5 de novembro de 2011 no Centro Cívico do Porto da Cruz e apresentado posteriormente a 21 e 22 de janeiro de 2012 no Teatro Baltazar Dias.

 

Levada d' Amores tem libreto da autoria de Abel Mendes, composição e direcção musical de João Caldeira, encenação, guarda-roupa e idealização cenográfica de Filipa Silva, coreografias de Cristina Andrade e na direção de coros Olívia Caldeira e João Caldeira. 

bottom of page